tabula rasa

Acerca de Tabula Rasa & Pedro Mendonça

Acerca de...
O filósofo inglês John Locke (1632-1704), protagonista do empirismo, detalhou a teoria da Tabula rasa no seu livro de 1690, "Ensaio acerca do Entendimento Humano". Para Locke, o ser humano nasce sem qualquer conhecimento prévio. Todo o processo de conhecer, de saber e de agir é apreendido pela experiência, pela tentativa e erro (i.e. o homem nasce como se fosse uma tábua rasa, um balde vazio, uma folha em branco...)

Esta teoria do Empirismo, apesar de ultrapassada pelas evidências científicas da influência genética no comportamento humano e nas características físicas e mentais de cada pessoa, continua ainda hoje a ser uma verdade relativa, já que muito do que cada um é, se deve grandemente às experiências que cada um tem desde que nasce.
Para além da herança genética, poderão ainda alguns afirmar que somos influenciados também, pela herança espiritual que cada um carrega independentemente das suas crenças pessoais, independentemente de cada um ser teísta ou ateísta, gnóstico ou agnóstico.

Ninguém nasce uma ‘tábua’ completamente rasa, mas a experiência da vida é em última instância o cunho da existência humana.
Pedro Mendonça
Nasceu na freguesia da Lapa, Lisboa, em 1974. Frequentou o infantário do Jardim da Estrela passando os dois últimos anos da sua infância pré escolar com a sua avó paterna. Quando tinha seis anos os seus pais divorciam-se, enquanto que na mesma altura morre o seu avó materno.
Fez a pré-primária e primária na escola Voz do Operário da Estrela. Depois disso frequentou a Escola Preparatória do Padre Bartolomeu de Gusmão, onde conheceu o seu grande amigo JC. Continuou os seus estudos na escola secundária Josefa de Óbidos, tendo ainda frequentado o Liceu Pedro Nunes.

Em 1993 alistou-se como voluntário no Exército Português. Após quatro anos e meio de curso e estágio na área de Telecomunicações e Redes, manteve uma formação contínua de especialização, desempenhando várias funções e missões na sua área, tanto a nível nacional como internacional. É neste meio que conhece entre outros, o seu grande amigo JPM.

Paralelamente, como hobby, tem mantido ao longo dos anos uma actividade esparsa na área da escrita, da música e da fotografia, paixões que sempre o acompanharam.

Considera-se um autodidacta tendo abordado diversas áreas de interesse ao longo da sua vida como sejam o treino e adestramento básico de cães de companhia, astronomia, mitologia nórdica, runas, sonoplastia, fotografia digital, passando pela linguagem gestual, pelo esperanto, pelo japonês e latim.

Free Web Hosting